Gestão de Processos e Gestão por Processos: uma grande diferença!

Posted By Eduardo Moura in Blog | 4 comments


Gestão de Processos e Gestão por Processos: uma grande diferença!


Eduardo-MouraPor influência da ISO9000, a maioria das empresas hoje têm seus processos definidos e padronizados. Mas praticamente todas elas continuam padecendo dos males clássicos da administração departamentalizada: má comunicação entre áreas, objetivos conflitantes, erros, retrabalhos e um crônico combate a incêndios. Como isso é possível se a “visão de processos” já está implementada, até com certificação internacional? O que explica este aparente paradoxo é que a padronização de processos em tais empresas é feita processo por processo, isto é: os processos de trabalho são identificados, equipes de padronização são mobilizadas e no final temos um intrincado arquipélago de “ilhas” de processos! As coisas até fluem, mas apenas dentro das fronteiras de cada ilha.

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Na prática, o que isso fez foi apenas transformar os velhos problemas de comunicação que havia entre departamentos em novos problemas de comunicação entre processos. O que antes era o Departamento de Vendas, agora é o “Processo Comercial”; o Departamento de Engenharia de Produtos agora cuida do “Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos” etc. O que antes eram as metas departamentais agora recebem um novo nome: “Key Process Indicators” ou coisas do gênero. Na prática, cada um continua puxando a brasa pra sua sardinha, perpetuando os problemas da administração departamentalizada. O estilo de gestão não mudou; continua a velha cobrança de metas numéricas para cada área funcional. Não houve uma transformação organizacional. Excetuando-se algumas melhorias pontuais, não houve um salto qualitativo no desempenho da empresa. No frigir dos ovos, só foi acrescentado um elemento novo: o custo de manutenção de toda a parafernália pesada de documentos do “novo” “sistema” de “gestão” (três mentiras numa só expressão, pois não é novo, não funciona como um sistema, e não merece o título de verdadeira gestão). Isto é a “Gestão DE Processos” que se vê por aí. Bem diferente seria implementar a “Gestão POR Processos”, isto é: “Gestão do Sistema de Negócios através dos Processos Empresariais”, partindo da necessidade de todas as partes interessadas para revisar toda a estrutura das atividades do negócio (não apenas qualidade, meio ambiente e saúde ocupacional), garantindo seu alinhamento à satisfação das partes interessadas e padronizando os processos de maneira integrada, a partir de um modelo sistêmico. Em poucas palavras: padronizar o fluxo contínuo de materiais e informações de ponta a ponta na empresa, em resposta ao mercado e demais partes interessadas. Isto é Gestão por Processos. Implemente na sua empresa essa importante metodologia.

Até a próxima edição!

Eduardo Moura


Tag: Gestão de Processos e Gestão por Processos: uma grande diferença!

4 Comments

  1. Adorei o texto, traduz a realidade das empresas que tentam se adaptar a novas formas de gestão usando as mesmas ferramentas de gestão. Sou de uma instituição pública onde se faz mais do que urgente esta gestão POR processos, porém é muito mais difícil a sua implementação, principalmente na esfera judiciária. Algumas tentativas foram realizadas para alterar a cultura da organização neste sentido, porém infrutíferas, porque o perfil do profissional do Direito, neste caso, é muito intransigente quando se fala em mudanças, principalmente quando não está previsto em normativos. Parabéns pelo texto, alivia a alma daqueles que vivem situações que merecem mudanças e não as conseguem.

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    • Verdade, Norma! Qualquer processo de mudança organizacional fica inviável se não há visão e liderança desde o escalão mais alto…

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  2. Parabéns pelo tema escolhido. Sempre surge está dúvida entre Gestão de Processos e Gestão por Processos. Veja se a minha colocação está correta: Gestão de Processos é uma visão míope, ou seja, por área da empresa, e Gestão por Processo é uma visão do todo, isto é, desenvolver os processos considerando a interdependência e interação entre os setores com ênfase na comunicação buscando a eficiência, eficácia e a efetividade. Dese já agradeço a oportunidade de aprender a cada dia mais com a colaboração de profissionais como você.

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    • Humberto, obrigado pelo seu comentário. Sim, você tem razão. A Gestão POR Procesos trata de integrar o fluxo de trabalho interdepartamental de resposta aos clientes e demais partes interessadas. Já a “gestão” DE processos carrega o ranço da gestão por departamentos e acaba produzindo “ilhas de processos”.

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