Excelência 360˚


Excelência 360˚ – Integração de TOC, Lean, Seis Sigma e Gestão Por Processo

Excelência 360˚

Excelência 360° é uma abordagem inovadora, capaz de gerar saltos qualitativos radicais e duradouros no sistema de negócio. Somos a primeira consultoria no mundo a conceber e implementar a integração coerente das metodologias TOC – Teoria das Restrições (Theory of Constraints), Gestão por Processos, Lean e Seis Sigma (desde 2001).  Esse enfoque inovador, que denominamos Excelência 360°, nasce da constatação de dois fatos:

Primeiro, a gestão de qualquer sistema de negócio é demasiadamente complexa para tentarmos enfrentá-la apenas com base na experiência acumulada ou intuição. Necessitamos demetodologias para responder aos desafios da competitividade de maneira lógica e eficaz.

Segundo, nenhum método de melhoria é capaz de sanar, por si só, todos os problemas impostos pelo dinamismo do mercado. Se restringirmos os esforços de melhoria a esta ou àquela ferramenta, vamos colher apenas benefícios quantitativos parciais – e provavelmente temporários.

Se quisermos dar saltos qualitativos radicais e duradouros, melhorando globalmente o sistema de negócio, será preciso realizar uma intervenção coordenada em toda a cadeia de processos de trabalho, a fim de abordar todos os ângulos do problema. Para isso, torna-se necessário integrar as contribuições das melhores metodologias. E cada uma dessas quatro, oferece uma contribuição singular:

  1. TOC (Teoria das Restrições): é uma abordagem sistêmica cujo enfoque é a identificação e tratamento dos problemas centrais (restrições) que impedem o desenvolvimento de um dado sistema.
  2. GPP (Gestão por Processos): a Qualiplus desenvolveu uma metodologia de implementação própria para essa ferramenta, que tem como foco central a padronização integrada de toda a cadeia de processos de negócio, a partir de um modelo sistêmico, evitando os males da administração departamentalizada ou ainda cair na armadilha de criar “ilhas de processos”.
  3. Lean: contempla todo o ciclo de geração e uso de uma determinada família de produtos que a empresa coloca no mercado, e busca a eliminação de desperdícios que não agregam valor para o cliente.
  4. Seis Sigma: tem como foco a redução da variabilidade nos parâmetros de desempenhoque impactam a satisfação dos clientes de um dado produto.

Ao contrário de serem conflitantes, estes diferentes enfoques são complementares. Quando integrados de maneira harmoniosa, promovem um efeito sinérgico poderoso para aumento da competitividade. 

 

Enfoques

Como esses quatro enfoques metodológicos se complementam?

Partindo da realidade atual da empresa, a TOC identifica e prioriza os aspectos vitais e prementes, que necessitam de tratamento imediato. Muitos desses problemas identificados pela TOCpodem ser tratados, com melhores resultados, usando não apenas métodos específicos dessa metodologia, mas também direcionando projetos de Seis Sigma, Lean ou ainda GPP (Gestão por Processos).

GPP cria uma estrutura dinâmica de processos que permite desdobrar com maior eficácia as diretrizes estratégicas e táticas apontadas pela TOC. A partir dessa mesma estrutura, incorporamos ao sistema de negócio as melhores contribuições das demais abordagens, padronizando seu uso nos processos de trabalho. Por exemplo: podemos instituir um processo de planejamento e desdobramento estratégico usando o “Thinking Process” (um método da TOC); podemos padronizar um processo de gestão de certos projetos de melhoria usando o método “DMAIC” doSeis Sigma; podemos usar conceitos e ferramentas Lean como células de trabalho e controle visual para simplificar e agilizar um processo que estejamos padronizando com a GPP.

Sistema Lean envolve toda a força de trabalho com ferramentas simples e poderosas demelhoria contínua, criando um ambiente participativo e uma cultura voltada à eficácia. Além de colher os frutos específicos do Lean, esse novo clima organizacional prepara o cenário ideal para implementação bem sucedida de projetos Seis Sigma, por exemplo.

E, finalmente, o Seis Sigma, além de seus projetos específicos de melhoria, tem ferramentas analíticas poderosas que podem conferir estabilidade a determinados processos dentro de uma cadeia de valor que estejamos tratando, por exemplo, com projetos de Lean ou TOC. 

 

Alicerces

Alicerces da Excelência 360˚

Mesmo esse conjunto de metodologias ainda é insuficiente, pois agrega apenas o know-how necessário para a melhoria. O conhecimento sistêmico que promove mudanças de alto impacto requer dois outros elementos importantíssimos: o know-why e o know-what.

Know-why é o conjunto de valores básicos, a visão de longo prazo, a missão da empresa, os fatores críticos para cumprimento da missão e os indicadores do desempenho global do negócio. Chamamos isso de ideologia empresarial, e é o que explica e justifica o know-how.

Know-what é saber exatamente em que aspectos temos de ser excelentes. Estes aspectos estão sintetizados nos Critérios de Excelência do Prêmio Malcolm Baldrige, Prêmio Europeu e o nosso PNQ. O know-what orienta a aplicação eficaz do know-how. 

 

O modelo conceitual da Excelência 360°

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Excelência 360° é a integração harmoniosa das quatro abordagens mais poderosas (TOC, GPP, Lean e Seis Sigma) para melhorar radicalmente os resultados do sistema de negócio, construída sobre a ideologia empresarial e tendo como referencial básico os Critérios Mundiais da Excelência Empresarial.

 

Resultados

Resultados típicos a curto e médio prazo

  • Melhor qualidade e produtividade
  • Redução drástica do tempo de resposta ao mercado
  • Redução de custos
  • Clientes satisfeitos e fidelizados
  • Aumento das vendas
  • Maior lucratividade

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Caso de sucesso na implementação

Veja aqui o depoimento de um cliente que já utilizou a Excelência 360˚.

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