Árvore de Estratégia e Tática (“S&T Tree”): a partitura perfeita para uma execução bem orquestrada (conclusão do artigo anterior)

Posted By Eduardo Moura in Blog | 0 comments


Árvore de Estratégia e Tática (“S&T Tree”): a partitura perfeita para uma execução bem orquestrada (conclusão do artigo anterior)


 

8bfcf3_vision_misionNo artigo anterior apresentamos a Árvore de Estratégia e Tática (AET, “S&T Tree”) como uma valiosa ferramenta para assegurar o foco central no planejamento e a perfeita disciplina organizacional durante a execução de estratégias. Neste artigo acrescentamos alguns detalhes que ajudarão compreender melhor e a reconhecer a importância dessa nova técnica gerencial.

Conforme ilustra a Figura 1, a estrutura da AET é composta de “nós” ou passos em crescente grau de detalhamento, desde o nível executivo mais alto (passo no topo da árvore) até os passos no nível operacional, mais abaixo. Não importa o nível hierárquico, cada passo contém como elemento principal um par Estratégia & Tática (E&T), conforme já comentamos no artigo anterior. grafica1 Port

A declaração da Estratégia consiste em completar a frase: “O objetivo específico que se busca neste passo é …”. E a especificação da Tática corresponde a completar a sentença: “A ação suficiente capaz de atingir a Estratégia deste passo é …”. Mas existem outros elementos importantes que permitem assegurar a clareza e a solidez de cada passo: as premissas de validação do par E&T, conforme mostra a Figura 2.grafica2 port

A premissa de necessidade consiste em completar a frase: “a Estratégia deste passo é necessária para o passo superior porque…”. Isso evita que desperdicemos tempo e recursos com tarefas desnecessárias. As premissas paralelas asseguram a viabilidade da estratégia e a adequação da tática, levando-nos a completar as frases: 1) “Estratégia acima é alcançável porque (ou desde que)…” e 2) “Considerando-se os riscos e obstáculos de implementação, a Tática proposta abaixo é a melhor para atingir a Estratégia acima porque …”. Isso estabelece um vínculo preciso e cristalino entre a Estratégia e a Tática de cada passo. A premissa de suficiência visa justificar que o grupo de passos abaixo do nó em questão são suficientes, exigindo que completemos as seguintes frases: 1) “Se não se detalha um grupo mais abaixo, a implementação da Tática está em risco porque…”, e 2) “O grupo de passos abaixo é suficiente para implementar a Tática porque…”. Isso evita que a equipe de planejamento perca tempo em detalhar o que pode ser feito pelo responsável direto pela Tática, e também assegura que o detalhamento pela equipe executiva não deixe lacunas importantes. A Figura 3 fornece um exemplo de conteúdo de um passo de uma AET correspondente a um caso real (com perdão por estar em espanhol).grafica3

Cada estratégia e tática tem um responsável, em todos os passos da AET. Ao definir cada estratégia, também é definido um indicador de cumprimento da mesma. E a definição de cada tática é acompanhada de uma previsão quanto à sua duração. Atualmente só existe um software dedicado à construção e acompanhamento da execução de AETs: o Harmony TOC S&T Expert System (www.goldrattresearchlabs.com). Uma facilidade interessante desse aplicativo é transformar a própria AET em um painel visual de controle da execução, atribuindo uma cor a cada passo, de acordo com a duração restante prevista para cada tática (Figura 4). Em suma, são várias as qualidades da AET:grafica4

  • O desdobramento de estratégias e táticas assegura o alinhamento de todas as áreas e funções da organização, em torno de sua estratégia central.
  • A formalização das premissas de validação das E&Ts não apenas garante a solidez e coerência lógica do plano como também serve para comunicá-lo eficazmente às demais pessoas da organização.
  • Em conjunto com a “ética da corrida de bastão”, a colocação dos passos prioritários à esquerda e abaixo na AET elimina o “multitasking” e provê a sincronização horizontal indispensável para uma execução disciplinada.

Todas essas características colocam a Árvore de Estratégia e Tática (S&T Tree) na posição mais destacada como ferramenta para o detalhamento, integração e controle global da implementação de um plano estratégico. Não deixe de aprender e utilizar essa nova técnica! Para isso, conte com a Qualiplus…

grafica5

E você? O que pensa sobre este tema?

Qualquer comentário será muito bem-vindo.

Até a próxima edição!

Eduardo C. Moura
[email protected]

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

two × four =

Spain