Mudança, melhoria e gerência empresarial

Posted By Eduardo Moura in Blog | 2 comments


Mudança, melhoria e gerência empresarial


 

Eduardo-MouraDizem que a única coisa constante é a mudança. Isto é bem verdadeiro para aquelas mudanças externas ao sistema de negócio. Mas quando aplicado intencionalmente pela gerência para promover mudanças internas na empresa, que pena. Pode ser desastroso… “Conheçam a nova visão da empresa”; “aprendam nossos novos valores”; “conheça nossa nova estrutura matricial”; “nosso slogan para este ano é…”; “participe do novo programa de …”. Chega. Não precisamos de mudança. Primeiro, há certas coisas que não deveriam mudar, ou mudar muito raramente. Valores, por exemplo. Missão e visão de longo prazo, outro exemplo.  Alguém já disse que as coisas realmente importantes são as muito antigas. Segundo, o que realmente precisamos é de melhoria, sempre. Mudança e melhoria não são sinônimos. É verdade que toda melhoria é uma mudança (aliás, a definição popular de insanidade mental é querer melhorar sem mudar, fazendo tudo do mesmo jeito de sempre). Mas infelizmente a maioria das mudanças por aí não são melhorias, ainda que sejam feitas com a melhor das intenções.

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Qual é a diferença fundamental? As próprias palavras explicam: melhoria traz consigo um resultado superior, enquanto a mudança por si só, não. Mudar, do ponto de vista “gerencial”, é fácil: basta decidir rapidamente que “queremos isto” (por exemplo, copiar o mais recente modismo empresarial) e dar a ordem para que se cumpra nos escalões inferiores. Em sua forma mais freqüente, a mudança é uma proposta de solução. Mas… qual é o problema? Temos uma capacidade fantástica para oferecer soluções, e uma dificuldade enorme para enfrentar a disciplina e o rigor da análise. Melhorar é bem mais complicado, justamente porque antes de propor e implementar a solução que leva ao resultado, é preciso analisar a situação, entender profundamente o problema e identificar suas causas raízes com absoluta clareza. Isto “dói”, mas constitui a própria essência da verdadeira função de gerenciar. Engraçado: aqui o dicionário não ajuda: “gerente” é definido como “pessoa que exerce a gerência”, “gerência” se define como “o ato de gerenciar” e “gerenciar” é definida como “exercer as funções de gerente” (um belo exemplo de tautologia, ou raciocínio circular…). Deming diz que “gerenciar é fazer uma previsão sobre o estado futuro do sistema”. Mas é preciso ir além da previsão. Juran (do alto de seus 103 anos de vida!) complementa com sua “trilogia”: “gerenciar envolve planejar, controlar e melhorar”.  De maneira mais concisa, eu (modestamente) definiria “gerenciar” como “promover melhorias sistêmicas, continuamente”.  Mas isto é assunto para outro texto.

“Melhoria contínua é necessária, não a mudança contínua. Mudança sem necessidade é desperdício.” (Ken Kreafle, Gerente Geral da Engenharia de Produção, Toyota USA)

Até a próxima semana!
Eduardo Moura


Tag: Mudança, melhoria e gerência empresarial

2 Comments

  1. Caro Eduardo,

    Em particular, tenho uma dúvida quanto ao conceito do que seja realmente uma melhoria. Na prática, considero que uma melhoria é algo incremental e positivo, isto é, um plus de crescimento, agregação de valor, em algo que já esteja estabilizado, buscando novos patamares e metas. Exemplificando, não considero que seja uma melhoria uma adequação ou atendimento a um requisito legal (Norma Regulamentadora), pois se trata aqui de algo “anormal” que mediante correção, prioritária e obrigatória, passaria a ser algo “normal”. Vejo isso como um processo de “arrumando a casa” para, posteriormente e conforme necessidade, buscar a efetiva melhoria de uma área, processo, rotina ou equipamento. Poderia me ajudar neste imbróglio ?

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    • Olá, Wilson. Você tem razão: a simples correção de uma anormalidade ou desvio do processo se encaixa melhor na categoria de “ação corretiva”, e não propriamente “melhoria. Melhoria é o que fazemos depois que o “incêndio” foi apagado.

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